Eduardo Petrov_Advogado_especialista_captacao_recursos e Cássio Murilo Siqueira presidente Associação Profissional Contabilistas Barretos

Barretos cria mobilização para captação de recursos sobre o  imposto de renda para sustentabilidade do terceiro setor 

Programa terá frente de apoio permanente para defesa e capacitação das entidades sociais e fundos municipais

  Os brasileiros estão entre os que pagam mais impostos no mundo, atualmente o governo exige 5 meses de salários dos trabalhadores para execução dos serviços fundamentais. Dados obtidos  do Ranking IRBES/IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) de 2015, certificaram que entre os 30 países com a maior carga tributária, o Brasil continua sendo o que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem estar da sociedade. É nítida a indignação com tamanha carga de tributação e da insuficiência do estado em prestar os serviços fundamentais a sociedade.

Sabemos que as entidades possuem atividades que são primordiais para garantir a prevenção das ocorrências de violação dos direitos sociais. De acordo com as garantias legais do uso da lei de incentivo fiscal, um grupo de especialistas, coordenado pelo ex-secretario municipal Eduardo Petrov, iniciou a estruturação de mobilização de uma frente que objetiva a construção da inovação organizacional das entidades, inteligência coletiva, consciência de cidadania fiscal, estímulo e fomento às doações voluntárias para o empoderamento da cultura solidária através do uso das leis de incentivo pelo princípio da renúncia fiscal.

A missão norteadora da frente é condionar o destino dos recursos públicos de nossos impostos direcionando-os à projetos, fundos e entidades sociais, que assistem pessoas com  deficiências fisicas e mentais, crianças, idosos, pacientes com doenças oncológicas, entre outros.

Por ser uma frente de apoio permanente para defesa e capacitação das entidades sociais e fundos municipais, as ações serão divididas em várias etapas , entre elas a entrega de kits de materiais de sensibilização e práticas que envolvem folders, cartilhas, panfletos, assessoria jurídica, formação por educação continuada (EAD vídeo aulas), central de atendimento com busca ativa de doadores que servirão de orientação para o alcance das metas estabelecidas no programa. “As Leis de Incentivo se apresentam como uma verdadeira oportunidade de promover o bem estar social e a construção de uma imagem positiva para a marca das empresas através do investimento direto de seus impostos em Projetos de Saúde, Culturais, Sociais e Esportivos. É importantissimo salientar que este nosso direito de doar tem a enorme capacidade de estimular a cadeia produtiva gerando empregos, renda e até salvando vidas, como no periodo em que estive a frente da diretoria jurídica do Hospital do Amor em que durante 8 anos elevamos cerca de 34 vezes o valor dos recursos captados, saindo de 2.5 milhões para 100 milhões de reais ” comenta Eduardo Petrov, advogado especialista em direito constitucional, ex-secretário municipal de governo e gestão estratégica.

 

 

:: Lançamento e Mobilização ::

O lançamento da campanha é neste mês de abril que é o prazo final para declaração do imposto de renda , mas o programa funcionará de maneira permanente, pois a lei prevê a destinação do recurso dos contribuintes em qualquer momento e sem acréscimo no valor do imposto que será gerado no próximo exercício fiscal. Em Barretos os Fundos Municipais da Criança e Adolescente e do Idoso recebem doações desde 2012 através do imposto de renda.

O proposito da Frente é ampliar os recursos disponíveis e estruturar outros fundos municipais e conselhos para receberem estes benefícios que visam: ampliar e potencializar os projetos das entidades, assim como, organizar financeiramente e estruturalmente o atendimento a comunidade.

O programa também terá um calendário anual e o dia especial de comemoração e mobilização, que neste ano será no dia 27 de Novembro – Dia de Doar, onde várias atividades e ações estão previstas, tanto em Barretos como cidades da região e capitais.

 

:: Histórico do Dia de Doar ::

O Dia de Doar (#diadedoar) surgiu em 2012, nos Estados Unidos, com o nome #GivingTuesday . Foi criado pelas organizações sociais com a proposta de ser um contraponto às datas comerciais BlackFriday e CyberMonday, e é sempre na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças. No Brasil, a primeira edição foi realizada em 2013, com o nome #diadedoar , e desde 2014 várias ações fazem parte dessa rede global.

 

 

:: Informações / Fale Conosco ::

Frente de Apoio a Entidades do Terceiro Setor –  FAPETS  Barretos  | Mobilização  – Direito de Doar 

E-mail: fapets.barretos@gmail.com | diadedoar.barretos@gmail.com 

Cel/WhatsApp: 17 99249-6796 | Facebook: www.fb/ diadedoarbtosbarretos | fb/fapetsfrenteapoio

 

por Cleber Crispim

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here