▼ 7 de maio
★ Mulheres Negras: Marielle Franco– Mesa redonda – 14h ~17h
Descrição: A mesa tem como intuito realizar um resgate da produção acadêmica sobre os Estudos de Gênero desenvolvidos em Araraquara, por entender a importância de conhecermos a trajetória do debate desenvolvido na cidade.
Convidades: Tatiane Souza, Natalia Munroe e Thainara Faria
Mediação: Tarcisia Emanuela
Local: Anf A, UNESP FCLAR

★ II Roda de Conversa sobre Assexualidades – Roda de Conversa – 19h ~ 22h
Descrição: Pessoas do espectro assexual abrem as suas vivências para uma roda de conversa com as pessoas alossexuais, contam suas angústias e suas vitórias em um contexto extremamente sexonormativo e buscam soluções para os problemas do dia a dia.
Convidades: Erick Pires, Lívia de Mattos, Shara Nascimento, Dhiego Felipe e Rodrigo Silvestre
Local: Sala 88 (Laboratório de Didática), UNESP FCLAR

▼ 8 de maio
★ Intersecções – Mesa Redonda – 14h ~ 17h
Descrição: Pornografia, Maternidade e Assexualidade, temas pouco falados e que abrem questionamentos muito grandes acerca da sexonormatividade, binariedade sexual, moralidade, da fetichização e de como podemos ver a sexualidade por outros sentidos e sem centralizar na mesma, essas intersecções abrem espaço para muitas perguntas a serem pesquisadas.
Convidades: Jorge Leite Jr, Claudete Camargo e Erick Pires
Mediação: Geander Barbosa
Local: Casa da Cultura, Anfiteatro, Centro, Araraquara

★ Educação Sexual – Mesa Redonda – 19h ~22h
Descrição: Araraqueer é o local onde possui a primeira e única pós graduação em educação sexual, convidamos professores da área que pesquisam acerca da sexualidade e a importância de se falar esses assuntos na escola sem que haja censuras acerca da tão odiada “ideologia de gênero”, contudo esses professores demonstram firmeza e embate ao fascismo e a censura de nossos tempos.
Convidades: Paulo Rennes, Andreza Marques e Luci Muzzeti
Mediação: Frida Pascio Monteiro
Local: Casa da Cultura, Anfiteatro, Centro, Araraquara

▼ 9 de maio
★ A ala oeste das masculinidades – Roda de conversa – 14h ~ 17h
Descrição: A ala oeste das masculinidades é uma metáfora contida no filme de A Bela e a Fera, em que a Fera esconde seus maiores medos, desejos e angústias, mas aparece na luz do dia para se apresentar com o estereótipo de machão, que não chora, não tem medos, um ser quase onipotente, mesmo que por dentro o seu psicológico esteja completamente destruído por acontecimentos passados. Essa metáfora foi utilizada por Erick em uma de suas produções acerca das masculinidades, e busca compreender o que os homens cis podem aprender com homens trans, por essa razão, será fornecido espaço para também se aprofundar nas transmasculinidades.
Convidades: Erick Pires, Dhiego Felipe e Lam Mattos
Local: Sala 89, UNESP FCLAR

★ Repensando o nosso espaço – mesa redonda – 19h ~ 22h
Essa mesa busca debater as interseccionalidades de tantas diversidades não normativas que ao mesmo tempo que buscam visibilidade acabam invisibilizando outras diversidades. Os convidades são pessoas que organizam algum grupo e convivem com esse choque de ideias constantemente e buscam alternativas para resolver esses conflitos. Essa mesa também é destinada a repensar a sigla do movimento com intuito de torná-la mais inclusiva, mas muito além da sigla o mais importante são as atitudes dessas pessoas e de seus grupos que contribuem para um espaço mais inclusivo.
Convidades: Lam Mattos, Filipe Brunelli e Tatiane Souza
Mediação: Erick Pires
Local: Anf B, UNESP FCLAR

▼ 10 de maio
★ Transgêneres – Mesa Redonda – 14h ~ 17h
Descrição: Essa mesa é destinada para toda a diversidade da comunidade trans, desde os gêneros binários aos não-binaries: é necessário proporcionar visibilidade a essas diversidades e as suas particularidades.
Convidades: Frida Pascio Monteiro, Lam Mattos e Renan Felipe
Mediação: Filipe Brunelli
Local: Casa da Cultura, Centro, Araraquara

★ Queer Sarau – Sarau – 17h30m ~ 20H30m
Descrição: Discotecagem por Natalia Munroe, poesias e um espaço aberto para todes artistas de Araraqueer.
Convidades: Natalia Munroe, Lívia de Mattos e Todes
Local: Teatro Wallace Leal, Centro, Araraquara

▼ 11 de Maio
★ O queer que a gente tem por aqui? – Mesa redonda – 14h ~ 17h
Descrição: Araraqueer é uma cidade muito diversa, em cada escola tem uma criança viada, em cada esquina tem uma be pra te apoiar, em cada rolê tem um espaço pras minas se amar, mas não é só de flores que é feita a vida, ainda mais em um país que apagou e apaga tantas diversidades, por isso queremos ouvir as suas histórias, a infância, juventude e velhice, que é marcada por angústias, mas também por muita coragem por conseguir respirar em tempos tão temerosos.
Convidades: Lívia de Matos e Geander Barbosa
Mediação: Claudete Nogueira
Local: Anf D, UNESP FCLAR

★ Intersexualidade – Minicurso – 19h ~ 22h
Descrição: esse minicurso busca repensar o direito humano à autodeterminação de gênero e do corpo sexuado, o ativismo e a pesquisa acerca dos corpos intersexo luta – principalmente – pela desconstrução da ideia binária do corpo sexuado e de gênero, e suas implicações nos seus corpos, principalmente quando se trata da mutilação genital sem a necessidade ou o consentimento dos bebês intersexos, e de como a medicina geralmente defende a concepção binária de corpo sexuado e de gênero.
Convidades: Shay Bittencurt
Local: Anf C, UNESP FCLAR

Obs: O nome Queerlombo foi criado por Tatiana Nascimento

Realização:
GRUPO DE ESTUDOS AKOMA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here