A Fundação Tide Setubal, instituição que tem como proposito atuar no enfrentamento das desigualdades socioespaciais nas periferias urbanas, apresenta o Circuito Literário nas Periferias (CLIPE). O lançamento é mais uma etapa importante para a Fundação, que desde 2017 expande para diferentes regiões da capital as experiências desenvolvidas em São Miguel Paulista, no extremo leste da cidade.

O CLIPE é uma evolução do Festival do Livro e da Literatura, de São Miguel Paulista, realizado entre 2008 e 2017. “O Circuito nasce para apoiar e fortalecer ações, coletivos e roteiros de literatura que já acontecem nos municípios. Estaremos próximos de autores, micro editoras, bibliotecas comunitárias, pontos de leitura, colocando à disposição a rede e os recursos que a Fundação construiu no bairro”, conta Márcio Black, especialista em cultura da FTS.

Na programação, dia 24 de novembro, será realizada a Festa Literária da Gente (Parque Edu Chaves). Também nos dias 24 e 25 de novembro, tem a Tenda Literária, no Festival Percurso. “O apoio a esses coletivos levou em conta a tradição e a maneira como conduzem seus trabalhos”, explica.

Recentemente assumiram a tarefa de dar sugestões de autores para a Fundação Educar DPaschoal publicar. Segundo Márcio, foram feitas 10 indicações de escritores e poetas periféricos, e uma delas entrou. “Teremos, em dezembro, uma publicação inédita de Andrio Candido para crianças, sobre drogas. O Andrio foi formado na esteira destes movimentos culturais, teve participação por muito tempo no Festival do Livro. Uma das potências do Circuito é essa, potencializar a divulgação de autores periféricos para além de seus territórios. Queremos mostrar para as editoras as demandas da periferia, e nesse sentido surgiu a ideia dos clubes de leitura que integram o Clipe”, finaliza.

O post Márcio Black comenta lançamento de projeto da Fundação Tide Setubal: Circuito Literário nas Periferias apareceu primeiro em Mundo Negro.



Créditos da notícia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here