Merlí é um professor de Filosofia desempregado e divorciado. Com a mudança da ex-esposa para outra cidade, fica responsável por cuidar de Bruno, seu filho adolescente. Despejados de seu apartamento, pai e filho se mudam para a casa da mãe de Merlí, uma famosa atriz dramática. O professor recebe uma proposta de emprego e começa a dar aulas no Instituto Àngel Guimerà, mesma escola em que Bruno estuda. Logo na primeira aula, choca alunos e professores pela sua metodologia e personalidade peculiares.

Imagem relacionada

Cada episódio dessa série leva o nome de um filósofo, que vira o tema das aulas de Merlí. Os acontecimentos da vida do professor e do dia a dia da sala de aula também se ligam aos conceitos de cada pensador. No episódio “Platão” por exemplo, o docente explica o Mito da Caverna para Ivan, um aluno que sofre de agorafobia, que é o medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão.  Ivan não frequenta mais a escola e estuda em casa.

Imagem relacionada

Assim como no Mito, em que os personagens saem da caverna para conhecer o mundo real, Merlí se propõe a ajudar esse aluno a sair de casa e voltar a conviver em sociedade. Em outro episódio, chamado “Maquiavel”, Merlí e os alunos debatem a famosa frase “Os fins justificam os meios” – atribuída de forma equivocada a Nicolau Maquiavel, autor de O Príncipe – e se veem diante de uma sequência de fatos em que mentiras e trapaças parecem a melhor maneira de resolver os problemas.

Resultado de imagem para série merli

No episódio “Sócrates”, o professor é acusado de corromper seus alunos com pensamentos inapropriados (você sabia que Sócrates foi condenado injustamente à morte depois de ser acusado de desrespeitar os deuses e corromper os jovens?). O pai de um aluno estava pressionando o menino a seguir uma profissão que ele não queria e Merlí sugere que o garoto pense por si mesmo e faça o curso que desejar. Por isso, acaba sendo acusado de interferir na criação do estudante e de incentivar seus alunos a desobedecerem a regras.

Resultado de imagem para série merli epsódio socrates

Questionado pelos pais pela postura que assumiu, o professor desabafa: “O que acontece agora que os pais se atrevem a dizer a um professor como deve dar aula ou que nota deve dar? Se um dia eu pedir licença médica, não será por causa dos alunos. Será por causa dos pais!”. Sabemos que envolver as famílias sem misturar as responsabilidades na Educação das crianças não é tarefa simples, mas é muito importante tomar atitudes para iniciar uma parceria saudável.

A série discute de uma forma muito inteligente, sobre temas como; política, orientação sexual, relação professor aluno, educação na escola. Através do pensamento filosófico a série, consegue nos transmitir um pensar mais reflexivo dentro de nossas ações.

Merlí é uma série Espanhola, e não representa “esquerda ou direita” brasileira, mais a naturalidade e a suavidade em que assuntos que geralmente causam grandes polêmicas e ataques  de fúria no Brasil seriam bem mais fáceis de se resolver se nossa educação estivesse aparada ao modo de trabalho de Merlí.

Confira mais sobre a série:

 

*alguns trechos do texto que foram retirados da Revista Nova Escola

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here